Copa 2014


“O que finalmente eu sei sobre a moral e as obrigações dos homens devo ao futebol… (Albert Camus)

Ano que vem praticamente o mundo inteiro para para assistir a Copa do mundo. Com os brasileiros não é diferente, além do que, teremos o privilégio de sediarmos a Copa. Uniformizado “militarmente” para a batalha (jogo), o brasileiro se orgulha de ser brasileiro. Pinta o rosto, pinta o muro, compra bandeira, compra até televisão para o momento especial: o jogo. Nada de mal nisso! Diversão, alegria, comunhão, permeiam os lares brasileiros nesses dias gloriosos e desejados. Um clima gostoso de euforia e descontração é sentido nos ares pelos mais sensitivos. Tudo vira festa, menos a derrota. Lógico! Compreensível!

Nos dias de Copa do mundo viramos juízes, técnicos, jogadores, carrascos capazes das mais sórdidas maldições e xingamentos aos jogadores. Viramos torcedores fanáticos, aprendemos até a cantar o Hino de nossa Nação. Viramos até “brasileiros”! O pobre País em que vivemos deixa de ser dos corruptos políticos, dos traficantes, dos malandros para se tornar o “orgulho” nacional. Brasil, nosso orgulho! Brasil, nossa Pátria “amada”! Brasil, Nação querida que mostra na bola que não é pouca merda não. É preciso mostrar para o argentino que quem manda no futebol é o mesmo que manda na América do Sul. O futebol é só um detalhe.

Nem pensar em derrota! Estamos tão mal acostumados que o discurso é o de quem vamos enfrentar na final da Copa? 0 x 0 é uma vergonha, 1 x 0 ou 2 x 0 dependendo do adversário é sinal de que o time estava mal. Perder então, é cruz para cada jogador. Brasil, quem me dera você acordasse quando termina a Copa e não quando ela começa. Se o mesmo empenho, a mesma motivação para torcer fosse usada com toda essa palhaçada política em nosso País, que maravilha seria. Na Copa viramos brasileiros! Que o futebol ensine que sem colaboração, sem união, não se pode chegar ao objetivo do gol como sem o mesmo não se pode chegar ao objetivo de um Brasil melhor.

Anderson Luiz

Obrigado pela opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s