Sobre o sagrado


“Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado” (Rubem Alves)

No popular, sagrado é algo divino, santo, consagrado e respeitado pela maioria. Sagrado estaria ligado a tudo o que é fora do homem: terra (santa ou sagrada), livro sagrado, vasos sagrados, cruz santa, óleo ungido, santo sudário, santo de gesso etc. A única coisa que não se percebe sagrado é o coração humano! Mais do que algo divino, o sagrado é um conceito da nossa cabeça! Somos nós, seres humanos que elegemos o que é “sagrado” e o que não é! Algumas coisas são sagradas para alguns, mas não para outros e vice-versa. A sacralidade então não seria uma invenção humana?

Creio no sacro mistério do coração humano, essa terra santa. É ai que mora o divino! É no interior complexo de cada um de nós que se encontra o sagrado. Do lado de fora, o que é “sagrado” é apenas coisa da nossa cabeça. Nenhum livro tem o poder de ser santo, só o nosso olhar! Nenhuma terra será sagrada, só os pés lavados da impureza! Nenhum símbolo significa nada se não projetarmos do nosso coração qualquer significado! Nenhum Templo ou pedra gigante é consagrada, somente o coração que agrada! Existe sim sentimentos sagrados: amor, perdão, compaixão, gratidão etc. Tudo dentro, nada fora! Tudo que se projeta do “sacro-coração-humano” (que não é um órgão) e promove vida é sagrado! A vida é sagrada! E a morte que produz vida abundante, também!

Sagrado tem mais relação com o interior humano, o ser espiritual… o resto é apenas projeção da mente e de nossas sombras. É preciso desconstruir essa visão! A maioria dos charlatões, mal-intencionados, enganadores de nossos dias se mantém “poderosos” por causa dessa visão errada do que seja “sagrado”. Manto “sagrado”, homem “ungido” (como se todos não fossem), casa de “deus”, objetos “consagrados”, vara “mágica”, livro “sagrado”, comida “consagrada”, isso tudo é besteira e só depende de quem assim projeta essa crença. E essa dependência é usada por todo o tipo de ser humano explorador da alma humana. Um dia o que de fato é sagrado será revelado! Um dia o nosso segredo sera manifestado!

Anderson Luiz

Obrigado pela opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s