Jesus e o reino de Deus


“Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência.

Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (LC 17: 20,21)

O cerne do ensino de Jesus era voltado para o interior do homem. Sua mensagem convidava o homem a introspecção, a prescrutar o próprio coração e se saber um templo onde cabia o Universo. Quase um “conhece-te a ti mesmo” socrático, o ensino de Jesus era voltado a um juízo de si mesmo. Dizia que do “interior é que procediam as mazelas” e que “não é o que entra pela boca o que contamina, mas o que sai”. Falava sobre motivações e condenava a dos fariseus: “santos” por fora e impuros por dentro.

Os discípulos de Jesus queriam ver o reino de Deus, torciam para que ele se manifestasse de forma concreta, objetiva (provavelmente por causa da opressão do governo romano). Mas o reino de Deus, segundo Jesus, não tem forma, aparência… o reino de Deus habita na subjetividade. O reino de Deus nada tem com o Império cristão, o Vaticano, as catedrais e templos por ai a fora. Não se faz uma Cruzada para implantar o reino de Deus. Sendo algo subjetivo, o reino de Deus é consciência. Diferente de toda a criação do homem, o reino de Deus está além de cultura, religião, política, nação etc. Tudo isso é parte, é fragmento… o reino de Deus é muito mais amplo. Como Jesus, quem tem consciência de reino não pensa de forma setorizada, fragmentada, não vê o mundo compartimentado. Consciência de reino é pensar além de “seu” país, “sua” cultura e nação. Consciência de reino é enxergar irmãos entre aqueles que fazem a vontade de Deus (ainda que não saibam que o que fazem é vontade divina). Consciência de reino é ficar feliz com a expansão e crescimento imperceptível aos olhos humanos, de uma galáctea que cabe no coração e nela não existe acepção de pessoas. A consciência de Jesus superava nacionalidades, culturas, etnias, preconceitos, partidos políticos (sim, na sua época existiam), religiões e crenças. O reino de Deus está dentro de nós! Por que ainda pensamos tão pequeno e de forma setorizada?

Anderson Luiz

Um comentário em “Jesus e o reino de Deus

  1. A CRIAÇÃO DO REINO DE DEUS NA TERRA
    JESUS CRISTO DESCE CRIANDO O REINO DOS CÉUS E A NOVA ORDEM MUNDIAL POR MEIO DE CRISTO JESUS:
    1.
    (EC.51.33) Eu abri a minha boca e disse: (LC.2.23) Conforme o que está escrito na lei do Senhor: (LE.1.12) Ei, o Pregador, venho sendo Rei de Israel em Jerusalém, (JÓ34.30) para que o ímpio não reine e não haja quem iluda o povo, (PV.1.4) para dar aos simples prudência e aos jovens conhecimento e bom siso; (1PE.4.17) porque a ocasião de começar o juizo pela casa de Deus é chegada: (2TS.1.5) Sinal evidente do justo juízo de Deus para que sejais considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo:(SL.78.1) Escutai, povo meu, a minha lei, prestai ouvidos as palavras da minha boca; (RM.8.22) porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme e suporta angustias até agora: (DT.29.4) Porém, o Senhor não vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até ao dia de hoje; (RM.11.32) porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos: (JB.6.65) Por causa disto é que vos tenho dito:

    (AT.5.29) Antes, importa obedecer à Deus, do que aos homens; (1PE.4.3) porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices, e em detestáveis idolatrias: (OS.4.2) O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, ,furtar e adulterar, e há homicídios sobre homicídios: (RM.1.20) Tais homens são, por isso, indesculpáveis: (SL.16.4) Muitas serão as penas dos que trocam o Senhor por outros deuses: (SL.82.5) Eles nada sabem nem entendem: (JÓ.12.25) Nas trevas andam às apalpadelas, sem terem luz, e os faz cambalear como ébrios: (JR.8.11) Curam superficialmente as feridas do meu povo, dizendo: Paz, paz, quando não há paz: (TT.1.11) É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem por torpe ganância:
    (SL.124.8) O nosso socorro está em o nome do Senhor, Criador do céu e da terra: (2SML.22.7) Na minha angustia, invoquei o Senhor , clamei a meu Deus; Ele, do seu templo, ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos: (MT.9.36) Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas, como ovelhas que não têm Pastor: (1CR.16.14) Ele é o Senhor nosso Deus, (RM.2.6) que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento; (LS.1.15) porque a justiça é perpetua e imortal:
    (SL.56.11) Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei; (IS.33.22) porque o Senhor é o nosso Juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso Rei; Ele nos salvará: (1CO.4.3) Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por tribunal humano, nem eu também julgo a mim mesmo;(2CO.5.10) porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo:
    (JÓ.13.17) Atentai para as minhas razões, e daí ouvidos à minha exposição; (LC.6.45) porque a boca fala do que está cheio o coração: (EF.5.12) Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor; (JÓ.36.4) porque, na verdade, as minhas palavras não são falsas, comigo está quem é Senhor do assunto:
    (RM.11.13) Dirijo-me a vós outros que sois gentios! (IS.42.18) Surdos, ouvi. e vós, cegos, olhai para que possais ver; (LC.4.10) porque está escrito: (ML.3.7) Desde os dias de vossos pais, desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim,e eu me tornarei para vós outros; (JB.15.5) porque sem mim nada podeis fazer:(EC.2.18) Os que temem ao Senhor, não serão incrédulos à sua palavra; e os que o amam conservarão o seu caminho:
    (LV.20.24) Mas, a vós outros, vos tenho dito:(IS.66.5) Ouví a palavra do Senhor, vós que a temeis; (IS.30.15) porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: (JB.3.27) O homem não pode receber cousa alguma, se do céu não lhe for dada: (MT.11.12) Desde os dias de João Batista, até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele: (AT.24.16) Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos Homens: (LS.7.15) Mas Deus me fez a graça de que eu fale segundo o que sinto, e de que presumisse cousas dignas destas que me são dadas; (EF.3.16) para que, segundo a riqueza da sua sabedoria, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no Homem interior; (2TS.3.2) e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos:
    (MC.13.5) Vede que ninguém vos engane: (AP.14.12) Aqui está a perseverança dos Santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus Cristo:
    (EF.3.8) A mim, o menor de todos os Santos, me foi dada a graça de pregar aos gentios o Evangelho das insondáveis riquezas de Cristo: (ML.3.18) Então vereis outra vez a diferença entre o justo que serve à Deus e o que não o serve;(LE.2.26) porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao Homem que lhe agrada, mas ao pecador dá trabalho para que ele ajunte e amontoe, para dar Àquele que agrada a Deus: (GN.45.7) Deus me enviou adiante de vós para conservar vossa sucessão na terra, e para preservar-vos a vida por um grande livramento:
    (IS.48.16) Agora o Senhor Deus enviou a mim e o seu Espírito, (SL.33.19) para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida: (GN.22.1) Eis-me aqui, (HB.2.15) para livrar a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida: (JB.11.25) Quem crê em mim, ainda que morra viverá; (1CO.15.22) porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo: (LS.6.24) E Eu vos relatarei que cousa é a sabedoria, e qual foi a sua origem; e não vos ocultarei os segredos de Deus;(RM.7.22) porque no tocante ao Homem Interior, tenho prazer na Lei de Deus: (JB.14.1) Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (LE.12.14) porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más:
    2.
    Na verdade, (LC.8.17) nada há oculto que não haja de manifestar-se, nem escondido que não venha a ser conhecido e revelado:: (RM.9.1) Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a serminha própria consciência; (1CO.15.45) pois assim está escrito:(2.SML.23.2) O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua; (2SML.22.23) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:
    (1CO.9.3) E a minha defesa perante os que me interpelam é esta: (DT.4.20) Como hoje se vê: (EF.4/4/6) Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados, numa só esperança da vossa vocação; há somente um Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus, e Pai de todos, o qual é Senhor de todos, age por meio de todos, e está em todos: (TG.4.12) Há um só legislador e Juiz; (TM.2.5) porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os Homens, Cristo Jesus, Homem:
    (IS.46.5) A quem me comparareis para que Eu seja seu semelhante? (1CO.11.1) Sede meus imitadores, como também sou de Cristo; (LE.6.12) pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao Homem o que será depois dele debaixo do sol? (EF.4.11) E Ele mesmo concede uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres: (LS.2.25) E a Ele imitam os que são do seu partido: (1CO.12.4) Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo: (MT.26.54) Como, pois, se cumpririam as escrituras, segundo as quais assim deve suceder? (LS.1.12) Não queirais buscar ansiosos a morte no descaminho da vossa vida e nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
    3.
    (JÓ.6.28) Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim e vede que não minto na vossa cara; (TT.2.11) porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os Homens: (JÓ.33.3) As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber; (LS.7.28) porque Deus a ninguém ama, senão ao que habita com a sabedoria: (LS.11.1) Ela é a que dirigiu as suas obras, por mãos do Santo Profeta: (SL.94.16) Quem se levantará a meu favor contra os perversos? Quem estará comigo contra os que praticam a iniquidade? (1PE.4.5) Os quais hão de prestar contas Àquele que é competente para julgar vivos e mortos: (LC.10.29) Quem é o meu próximo?
    (MT.16.24)Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me; (2PE.1.20) sabendo primeiramente isto: (JB.8.12) Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida: (ÊX.35.10) Venham todos os Homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou,, (EF.5.16) remindo o tempo, porque os dias são maus: (EZ.24.22) Fareis como eu fiz, (JB.13.15) porque eu vos dou o exemplo, para que, assim como eu vos fiz, façais vós também: (ÊX.18.24) Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre; (EC.28.7) porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor:
    4.
    BRASIL – SÍMBOLO DA TERRA PROMETIDA
    (Sequência no Site: ArnaldoouIsrael)

Obrigado pela opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s