Jesus, o libertador


Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. (João 8:34)

Há um relato em que um tirano chamado Ciro decidiu subjugar a Lídia. Seus revoltados moradores resistiram bem à investida, mas o tirano usou de uma estratégia que enfraqueceu e “efeminou” (usando um termo que La Boétie usou) a população, e essa foi subjugada. Ciro mandou construir bordéis, tabernas e jogos públicos, elaborando também um decreto que obrigava aquela população a frequentá-los. Pronto! Depois disso foi fácil subjugar os dóceis e fracos Lídios. Perderam eles a coragem, a valentia e aquilo o que os fazia resistir.

O Mestre Jesus já havia dito que o pecado escraviza! Chamemos o pecado de vício, esse mal discutido desde Aristóteles foi tema variadas vezes na filosofia grega. O vício escraviza, manipula, domestica, enfraquece, entorpece a mente e faz com que nossa liberdade seja trocada pela opressão. Jesus não estava dando lição de moral em ninguém, quando advertiu os fariseus e escribas sobre a opressão que o pecado causa. Na verdade ele sabia que todos os humanos são pecadores, ou seja, propensos aos vícios. O perigo é viver na prática do pecado! Todo tirano sabe do poder que tem em suas mãos quando a população está enfraquecida e entorpecida em seus vícios. É só vislumbrar usuários de drogas, os lascivos, os viciados em jogos… como são fracos em suas decisões. Sem autodeterminação, são levados por qualquer vento. Oprimidos, mal sabem identificar tiranos.

Jesus, a verdade encarnada e revelada ao mundo, é o libertador dos vícios. E isso não é um ato mágico! Sua verdade precisa ser conhecida e provada na vida. Suas palavras precisam ser saboreadas na jornada. No caminho da vida, botamos à prova a verdade, que uma vez provada e aprovada, é capaz de gerar vida em nós. Vida que liberta da morte e da escravidão. A verdade das palavras de Jesus dá consciência e essa consciência é que faz o homem entender o porquê de algumas experiências humanas. Jesus liberta porque ele conscientiza! Jesus liberta porque suas palavras são provadas na vida e na história humana! Ele sabe que quem vive preso nos vícios, está à mercê dos acusadores, dos tiranos, dos maus. Isso é diabólico! Não nos deixemos escravizar!

Anderson Luiz

Obrigado pela opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s