Maldito mundo binário


E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. (Gênesis 2:16e17)

Estamos imersos em um maldito mundo binário! Desde a mitologia hebraica sabemos que o “conhecimento do bem e do mal” é bem mais atrativo do que a complexidade da vida. A vida é tão complexa que qualquer tentação que induz ao entendimento de um mundo que caiba na nossa cabeça, é logo saboreada e engolida por nós. Um mundo binário, de preto e branco, de luz e trevas, de heróis e bandidos, de Deus e do diabo, de bem e de mal… maldito mundo binário! Maldita mente binária!

A vida é muito mais complexa e inexplicável! E por conta disso compramos facilidades na hora de entendê-la. É justo e compreensível que sempre venhamos a buscar o caminho mais curto, o alvo mais atingível, a explicação mais plausível… e nada mais tentador do que um mundo binário. Nossa mente compreende bem esse mundo! Dois lados, dois opostos que nos leva a entender a nossa situação miserável no mundo. Caímos nessa tentação do diabo, nos achamos deuses detentores de um conhecimento profundo resumido no “bem e no mal”. Pobres diabos nos tornamos! Vivendo na ilusão e enganação do sabor do fruto desse “conhecimento”!

Por conta dessa maldição a terra tem se tornado um verdadeiro inferno. A mente binária vive de enquadrar e medir a tudo e a todos por meio desses dois parâmetros: “o bem e o mal”. Na verdade “o meu bem e o meu mal”, ou seja, o que entendo como seja o “bem” e o que entendo como seja o “mal”. Quem não se encaixa em um desses meus parâmetros, só pode se encaixar no outro. E assim o mundo vira um inferno! Sê critica uma política de direita, só pode ser esquerdista! Sê critica o sistema capitalista, só pode ser comunista! Se for contra direitos violados a vida, seja ela de quem for… só pode ser defensor de bandidos! Sê se tem uma dúvida razoável sobre a existência de um Deus, só pode ser do diabo! E vice-versa. É o maldito mundo binário, tentador, alienante, irreflexivo e ignorante, apesar da tentação nos fazer achar que é fruto de conhecimento. É engano! Verdadeira ilusão! A vida é muito mais complexa e nossa mente binária não entende! É no caminho da vida que experimentamos e descobrimos o quanto ela é complexa e muito mais profunda. Que a vida não nos deixe cair nessa tentação do entendimento simplório do bem e do mal!

Anderson Luiz

Obrigado pela opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s