A simpatia de Jesus


“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor.” (Mateus 9:36)

Há no senso comum a noção de que ser simpático é sempre estar alegre, de bem com a vida e com todos. A palavra simpático, no grego sympátikos, etimologicamente significa “sofrer junto”. Nesse sentido vemos como o termo tem sido usado de uma maneira bem diferente do que se propõe. Ser simpático a alguém ou a alguma causa é mais “ombro amigo” do que “sorriso amigo”. Simpatia é a cordialidade que trata com o coração (cordis) as causas humanas mais sofríveis.

Jesus era extremamente simpático! Ele era simpático ao sofrimento alheio ao tomar as dores do próximo como se fossem suas, ao ouvir as queixas humanas, ao se juntar com os pecadores e alijados dos convívios sociais. Jesus não era simpático no sentido do senso comum! Mesmo porque, seu discurso gerava ódio em uns e incomodo em outros. Uma pessoa ”simpática”, segundo a interpretação de nossos dias, não provocaria a inquietação em algumas pessoas que Jesus provocou.

Simpatia, mais do que alegria, é compaixão! É se compadecer de verdade ao sofrimento alheio! É estar ligado e não alienado das lutas humanas! Nesse ponto, o Mestre era pura simpatia. Um Deus que não está separado da história do homem, um Deus que diferente de um demiurgo, se interessa pelas causas de suas criaturas. Jesus, a expressão desse Deus simpático que leva embora as cargas de culpas e sofrimentos, que se une a dor do homem e junto com ele aponta o caminho de solução, de cura e de libertação.

Anderson Luiz

Obrigado pela opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s