Fiat lux


A principal missão do homem, na vida, é dar luz a si mesmo e tornar-se aquilo que ele é potencialmente. (Erich Fromm)

Dizem que no processo de criação do mundo Deus disse: Fiat lux, ou seja, haja luz! Se existe um elemento de simbolismo muito forte, esse elemento é a luz. Ela representa iluminação de caminhos, orientação, inteligência e revelação. A luz revela aquilo que está oculto! Seja para o bem, seja para o mal, as coisas em oculto trazidas a luz sempre são manifestas. Existem momentos na história onde a luz se manifesta de maneira ainda mais poderosa, revelando impunidades, trazendo à tona a mentira, o falso moralismo e toda corrupção humana escondida no coração. O Fiat lux é sempre uma condição humana de busca! Ninguém vive para sempre nas trevas, sempre há uma necessidade inconsciente de luz!

O problema é que para alguns a luz incomoda… cega. Revela artimanhas, fraudes, mentiras e enganos. Para esses, a luz vem ser a inimiga a ser combatida para poder continuar agindo sempre nas sombras. E quando suas falcatruas são reveladas a luz do dia, os farsantes são destruídos e desconstruídos. Escândalos religiosos, corrupção política e líderes enganadores diante da luz que revela a verdade, não sobrevivem ao martelo que costuma quebrar ídolos, mitos e heróis. Alguns “semideuses” não suportam o Fiat lux. São destroçados pelo martelo que vem após a revelação de que são feitos de barro.

Há uma oportunidade grande de redenção na luz! Quando ela se manifesta, ainda que revele coisas que não queremos revelar, se houver arrependimento, há chance de redenção, aperfeiçoamento e mudança genuína. Andar na luz é o que devemos buscar, mas se por algum momento as trevas nos alcançar, o Fiat lux pode ser a oportunidade de orientação de um caminho melhor. Para os que amam as trevas, o Fiat lux é destruição da imagem e da vida. Para os que anseiam pela luz, o Fiat lux é chance de vida ainda mais abundante.

Anderson Luiz

Obrigado pela opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s